305 rádios ganham aplicativos personalizados

0
339
views

A Abert financiou até agora aplicativos para 305 emissoras de rádios das cinco regiões do país. A iniciativa integra o Mobilize-se, projeto de inclusão do rádio brasileiro no universo dos apps para smartphones e tablets.

O número representa 60% da meta estipulada pela associação. O projeto foi lançado na semana passada pela Abert em parceria com as associações estaduais de radiodifusão.

Atualmente, das 4,6 mil rádios existentes, menos de 30% ou 1.394 possuem aplicativo próprio. Com as 305 que ganharam seus aplicativos customizados, esse número sobe para 1,7 mil.

As primeiras 500 rádios cadastradas no site www.mobilize-se.net.br recebem gratuitamente um app exclusivo e personalizado.  As emissoras também passam a fazer parte do integrador de rádios da Abert,  um app que reúne a programação de emissoras de todo o país.

Sul e Sudeste são as regiões que apresentam até agora o maior número de adesões, com 114 e 115 rádios registradas, respectivamente. Em seguida vem o Nordeste, com 41 emissoras, Centro-oeste com 18 e Norte com 17.

No ranking dos estados, Minas Gerais e São Paulo têm o maior número de rádios com aplicativos custeados pela Abert, seguido de Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

De acordo com o presidente da Abert, Daniel Slaviero, a meta até o fim do ano é dobrar o número de emissoras brasileiras que possuem aplicativos para celulares. “Estamos vivenciando uma mudança brutal na maneira como as pessoas acessam o meio rádio. Por isso, o projeto visa a inclusão principalmente das pequenas e das médias emissoras no ambiente mobile digital.”, declara.

SERVIÇO

App Abert (integrador de rádios) – As emissoras que se cadastrarem no www.mobilize-se.net.br passam a fazer parte da lista de rádios do aplicativo Abert, o integrador de rádios. A ferramenta permite a rádio interagir com o ouvinte via SMS ou redes sociais. O integrador de rádios também permite o download direto do app da emissora, sem precisar acessar as lojas virtuais de aplicativos. Suporte para as plataformas iOS e Android.

Apps personalizados – As emissoras que não tiverem aplicativos próprios ganham gratuitamente um app customizado e financiado pela Abert. Os seis primeiros meses de manutenção também são custeados pela entidade.  Os aplicativos exclusivos são os mais completos do mercado: permitem que a rádio interaja com o ouvinte via chat, SMS e redes sociais, possui geolocalizador e espaço para publicidade. Suporte para plataformas iOS e Android.

Fonte: http://www.abert.org.br/