Abert lança projeto nacional de inclusão ‘mobile digital’ de rádios

0
305
views

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) em parceria com as associações estaduais de radiodifusão lançaram nesta terça-feira, 3, o Mobilize-se, projeto de inclusão ‘mobile digital’ de rádios brasileiras. A iniciativa inédita tem como objetivo promover as rádios do país na era das conexões.

O projeto Mobilize-se possui duas frentes: o lançamento do aplicativo Abert (integrador de rádios) e o financiamento de aplicativos exclusivos para rádios que ainda não fazem uso da ferramenta.

O app Abert é uma espécie de “TuneIn” brasileiro: usa a conexão à internet para levar até o celular rádios de todo o Brasil.
Com interface leve e intuitiva, o aplicativo Abert reúne uma lista de emissoras brasileiras por gênero, cidade, estado ou região.

O Projeto Mobilize-se prevê também o financiamento de aplicativos exclusivos e personalizados para as primeiras 500 rádios associadas que se cadastrarem no site oficial do projeto, o www.mobilize-se.net.br. A adesão das rádios ao projeto é voluntária.

De acordo com o presidente da Abert, Daniel Slaviero, a meta é dobrar o número de emissoras que possuem aplicativos para celulares. De acordo com levantamento da associação, das 4,6 mil rádios comerciais existentes no Brasil, 1.394, ou seja, menos que 30%.

“Estamos vivenciando uma mudança brutal na maneira como as pessoas acessam o meio rádio. Por isso, o projeto visa a inclusão principalmente das pequenas e das médias emissoras no ambiente mobile digital. Queremos colocar as rádios que ainda não estão preparadas economicamente para atuarem conforme as mais modernas”, declara.

APPS PERSONALIZADOS – As emissoras que se cadastrarem no projeto passam a fazer parte da lista de rádios do aplicativo Abert, o integrador de rádios. E aquelas que não tiverem apps ganham gratuitamente um aplicativo customizado financiado pela Abert. A entidade também vai custear os seis primeiros meses de manutenção dos aplicativos exclusivos.

Um dos diferenciais do app Abert em relação ao TuneIn é que a ferramenta nacional permite o ouvinte interagir com a sua rádio predileta via SMS ou redes sociais, além de direcioná-lo para o download do app da emissora.

Os aplicativos exclusivos têm suporte para as plataformas iOS e Android e, assim como o app da Abert, também permitem que o ouvinte interaja com a emissora por meio de chat, SMS e redes sociais. O programa também possui geolocalizador e espaço para divulgação de publicidade.

Fonte: http://www.abert.org.br/