AERP completa 40 anos com foco na inovação e em iniciativas de apoio às emissoras

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As ações da Associação ganharam atenção de entidades mesmo fora do Paraná.

Em 1975, um grupo de 7 emissoras de rádio percebeu a importância da união para enfrentarem as constantes transformações do meio, fundou Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná – a Aerp, que acaba de completar 40 anos e, atualmente, reúne 350 rádios.

Nessa mesma época, o Paraná mergulhou em uma série de mudanças econômicas e sociais que exigiriam novos caminhos e, mais uma vez, o rádio compreendeu o contexto e buscou uma reinvenção.

Hoje, quando convergência da informação e tecnologia passaram de tendência para realidade, a radiodifusão paranaense mantém o valor da integração e vem utilizando o dinamismo e a interatividade, que sempre a caracterizaram, para se colocar no mesmo ritmo de evolução do meio.

“O rádio precisa ser multiplataforma para chegar aos ouvintes. Ele tem que estar na internet, tem que ser lido e assistido e tem que estar na comunidade, envolvendo-se em ações institucionais, promocionais e de responsabilidade social. Estamos em um novo momento e não tem volta. O desafio futuro é reinventar-se”, diz o presidente da Aerp, Márcio Villela.

Além do Paraná

Os projetos desenvolvidos pela Aerp têm como foco a inovação e as ações pensadas para apoio e união do radiodifusor ganharam atenção de entidades mesmo fora do Paraná.

Foi dessa maneira que a iniciativa da Aerp em levar o conhecimento para mais perto dos profissionais do rádio recebeu parceria da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Os cursos EaD promovidos pelas Associações elas já deram oportunidade gratuita para cerca de 10 mil pessoas conhecerem mais sobre jornalismo, locução, leis, gestão, entre muitos outros assuntos que fazem parte do cotidiano no rádio.

O projeto da Aerp “Censo Econômico” também se tornou referência nacional. A partir de dados fornecidos mensalmente pelas emissoras, de forma sigilosa, a Associação passou a reunir informações que conseguem mostrar que o papel do rádio no mercado publicitário é muito maior do que todos pensavam. Esses números são utilizados pelo projeto Inter-Meios, conduzido pelo jornal Meio & Mensagem, para avaliar a participação do Paraná no mapeamento da publicidade no país e referendar as agências brasileiras.

A Associação desenvolve, ainda, iniciativas voltadas a apoiar as emissoras com assessoria técnica e jurídica, produção de conteúdo local, valorização da responsabilidade social, eventos para troca de experiências e aperfeiçoamento profissional, além de incentivo a novos entendimentos sobre a concorrência dentro do meio rádio.

Congresso Paranaense de Radiodifusão

Uma dessas iniciativas é o Congresso Paranaense de Radiodifusão que, nesse ano, chega em sua 23ª edição. Márcio Vilella diz que o objetivo do Congresso é ser um elo entre os radiodifusores com o que há de mais atual no meio. O principal evento realizado pela Associação, em 2013 foi considerado o maior do setor daquele ano, reunindo cerca de 450 pessoas em Foz do Iguaçu.

Esse evento, em particular, foi muito importante para a Informa, pois foi durante o Congresso que a plataforma InfoAudio 9 foi apresentada aos radiodifusores pela primeira vez.

“Durante o evento, a plataforma causou bastante admiração no setor. Além das várias apresentações que fizemos, os presentes tiveram a oportunidade de realizarem tarefas diretamente no sistema, como se estivessem no estúdio, conclui”.

Fonte: http://informabr.com/