App de rádio do interior paranaense é o mais baixado entre emissoras brasileiras

0
302

Para o diretor da rádio, José Saliba, a convergência entre a rádio, a internet e o aplicativo vem diminuindo distâncias e aproximando sua equipe dos ouvintes. FOTO: Rádio Globo AM 1550

Engana-se quem pensa que tecnologia e convergência de mídias são assuntos distantes de cidades do interior. Os moradores do município paranaense de Jacarezinho – localizado a 400 quilômetros da capital e com população de 40 mil habitantes – vêm mostrando que estar atento ao futuro, além de necessário, pode trazer muitas comodidades.

Mesmo com público já bem consolidado na cidade, a Rádio Globo AM 1550 viu no uso de aplicativo para smartphones uma nova oportunidade de ampliar e se aproximar de seus ouvintes. A partir do projeto Mobilize-se – criado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) para inclusão mobile digital das rádios – a emissora passou a disponibilizar sua programação pela ferramenta e, em pouco menos de um ano, tornou-se a campeã de downloads no Brasil.

Pelo Mobilize-se, emissoras de todo o país podem ter acesso gratuito a um aplicativo exclusivo, em versão mobile e web, além de fazer parte de uma plataforma integradora de rádios brasileiras. Hoje são mais de mil veículos cadastrados e, entre eles, a Globo AM de Jacarezinho é a que registra maior números de ouvintes baixando seu aplicativo. Neste mês, a emissora alcançou a marca de 70 mil downloads (iOS e Android).

Para o diretor da rádio, José Saliba, muitos profissionais da área ainda pensam que as redes sociais e outras ferramentas podem construir uma “nuvem de fumaça” entre as emissoras e os ouvintes. No entanto, ao se cadastrar no Mobilize-se, comprovou uma situação bastante diferente das especuladas. Segundo ele, a convergência entre a rádio, a internet e o aplicativo vem diminuindo distâncias e aproximando sua equipe dos ouvintes.”Nossa interatividade com o público está muito boa, e o uso do aplicativo está contribuindo muito para essa aproximação”, afirma.

Pelo aplicativo, é possível ouvir a programação da emissora, falar com a equipe por meio de chat gratuito e ilimitado, favoritar um conteúdo especial, enviar SMS para a rádio, acessar as redes sociais e o site da emissora, além de compartilhar o que estiver ouvindo de diversas formas.

Rádio Globo AM 1550 - ResenhasFazendo as contas
Em pesquisa realizada pela Abert, foi constatado que apenas 1300 das 4700 rádios existentes no país tinham aplicativos para iOS e Android. Dados compreensíveis, visto que para uma emissora desenvolver seu próprio aplicativo, os custos iniciais giram em torno de R$3 mil, sem contar as taxas de manutenção cobradas mensalmente. No Mobilize-se, a Abert cobre os custos iniciais e ainda paga os primeiros seis meses de manutenção para a rádio. Apenas o segundo semestre deve ser pago pela emissora, totalizando um salário mínimo por ano.

O aplicativo exclusivo do Mobilize-se possui uma interface simples e bem dinâmica. É o único com chat ilimitado entre ouvinte e emissora. Possui espaços de publicidade compartilhada, gerenciada pela emissora ou pela administradora do projeto, que podem gerar faturamentos para as emissoras. Uma oportunidade única para experiência mobile completa das rádios e dos ouvintes.

Para as emissoras que já possuem seu próprio aplicativo, o Mobilize-se ainda disponibiliza um “Aplicativo Integrador”; também único e gratuito. Pelo integrador, os ouvintes podem ter acesso ao áudio de emissoras de todo o Brasil, ao vivo, abrindo oportunidade para que conheçam novas opções de programação, de diferentes culturas. Já são quase mil emissoras integradas.

É possível buscar as emissoras por nome, gênero, sintonia, cidade, estado ou região. Além disso, cada rádio tem uma tela única, onde o ouvinte pode baixar o aplicativo exclusivo da emissora ou ter mais informações e interatividade com suas favoritas.

Mais recentemente, o projeto lançou também uma versão web: o Mobilize-se Play. Com ele, a emissora fica disponível não apenas em smartphones e tablets, mas também em computadores e notebooks. Basta que o ouvinte acesse o site www.mobilize-se.net.br/PLAY.

O post App de rádio do interior paranaense é o mais baixado entre emissoras brasileiras apareceu primeiro em Portal Aerp.