Assembleia Nacional Unificada aprova mobilização em defesa dos direitos dos Radialistas

0
48
views

Foi realizada na última quinta-feira (24) a Assembleia Nacional Unificada, convocada pela Fitert e realizada simultaneamente pelos sindicatos filiados. O objetivo da assembleia foi debater os efeitos do Decreto 9329/2018 que alterou o quadro anexo da Lei do Radialista, desregulamentando a profissão conforme interesse dos donos das emissoras de Rádio e TV.

A maior preocupação dos trabalhadores é com o fato de que com a nova regulamentação 35 das 94 funções de radialistas foram extintas e 51 delas foram aglutinadas em 25, impedindo que se detecte o acúmulo de função. Os dirigentes sindicais assinalaram também que não foi feita nenhuma tentativa de diálogo com a sociedade e nem com as entidades representativas dos trabalhadores antes da publicação do decreto. Além disso, a Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pela assessoria jurídica da Fitert foi completamente ignorada.

Em todas os sindicatos onde foi realizada a assembleia o repúdio a medida autoritária do governo golpista de Michel Temer foi unanime.

Vem Pra Luta Radialista

Pra enfrentar esse golpe contra os profissionais de Rádio e TV, os trabalhadores aprovaram o fortalecimento da campanha #VemPraLutaRadialista denunciando os efeitos prejudiciais da alteração do quadro anexo da Lei do Radialista e debatendo com os trabalhadores em cada local de trabalho e também divulgando a luta nas redes sociais.

7 de junho é dia de mobilização

Diante de tamanho retrocesso aos direitos dos trabalhadores, a Assembleia Nacional Unificada aprovou a realização de um Dia Nacional de Mobilização para o dia 7 de junho, onde cada sindicato organizará atividades para o esclarecimento do conjunto dos trabalhadores e manifestações de protesto contra essa medida nefasta aos trabalhadores.

A Fitert convoca todos os radialistas brasileiros a participarem dessa luta em defesa de seus interesses e a fortalecer as suas entidades representativas.

Juntos Somos Fortes!

#VemPraLutaRadialista

Confira imagens de algumas das assembleia realizada abaixo:

São Paulo

Roraima

Rio de Janeiro

Goiás

Santarem

Minas Gerais

Fonte: FITERT – Federação dos Radialistas