Câmara homenageia profissionais nos 70 anos do Rádio em Santarém

0
46
views

Edinaldo Mota e Osvaldo de Andrade serão homenageados na sessão alusiva à data.

Em sessão especial que será realizada nesta terça-feira (30/10), solicitada pelas diretorias dos sindicatos de radialistas e jornalistas, 22 pessoas que contribuíram com a história de 70 anos do Rádio em Santarém, serão homenageadas com certificados alusivos à data. As empresas que fazem a radiodifusão em Santarém também serão homenageadas com plaquetas comemorativas.

A sessão foi aprovada por unanimidade pelos vereadores há duas semanas, depois que o vereador Ronan Liberal Jr. (MDB) apresentou a demanda dos sindicatos para realizar um evento que fechasse a comemoração dos 70 anos do Rádio em Santarém, iniciadas na semana passada com o I Colóquio sobre Rádio em Santarém, realizado pelo Iespes, com a participação de radialistas e acadêmicos de jornalismo da instituição e também da UNAMA.

Em 2008, a Câmara Municipal de Santarém lembrou do cinquentenário de criação da emissora, ao criar através de projeto de Lei do ex-vereador Mário Feitosa (PMDB), o Dia Municipal do Rádio, a ser comemorado anualmente no dia 24 de outubro, que até o final dos anos 1980 era feriado municipal substituído pela data de 22 de junho, como data de fundação de Santarém após sancionada pelo ex-prefeito Ronan Liberal.

Em 24 de outubro de 1948, a primeira emissora de radiodifusão entrou no ar: Rádio Clube de Santarém (Ponta Negra AM), em comemoração aos 100 anos de elevação da antiga vila em cidade. De lá para cá foram criadas outras cinco emissoras, além de vários canais de TV, expandindo a comunicação regional.

Homenageados – os vinte e dois profissionais escolhidos pelos sindicatos em conjunto com o vereador, representam décadas de entretenimento e informação através das ondas do Rádio:

Locutores: Edinaldo Mota, Sônia Santos, Sinval Ferreira, Gerson Gregório, Jorge Carlos, Eufrásio Brito, Domingos Campos e Nel Fernandes;

Cronistas e locutores esportivos: Osvaldo de Andrade, Oti Santos, Dário Tavares, Cláudio Serique e Peninha Povão;

Repórteres e redatores: Sampaio Brelaz, Ormano Sousa, Bena Santana, Armando Carvalho, Coruja e Rosa Rodrigues;

Outros: Francisco Salles Nascimento (operador de áudio e programador musical), Raimundo Carlota (operador de transmissor) e Aurenice Gabler (radioeducadora).

Fonte: RG 15/O Impacto

Fonte: FITERT – Federação dos Radialistas