Migração de rádios e presença do FM nos celulares são destaques no SET Sudeste

0
99
views

Centenas de radiodifusores, engenheiro de telecomunicações e empresários participaram, nesta semana, do SET Sudeste, no Rio de Janeiro.

O rádio foi um dos destaques do seminário. A migração do AM para o FM, a possibilidade de o rádio FM estar inserido em 100% dos celulares e também a inclusão do rádio nas multiplataformas nortearam os debates
O diretor de Rádio da ABERT, André Cintra, atualizou os dados sobre o atual processo de mudança de faixa de AM para FM. “Hoje aproximadamente mil emissoras já assinaram o contrato para funcionar na nova faixa. Das 1.481 emissoras que pediram a transição, cerca de 1.050 já estão com o canal reservado”, disse.
Cintra também falou sobre o rádio FM no celular. “O que nós queremos é que os celulares disponibilizem o chip com rádio FM integrado para oferecer aos ouvintes o serviço de forma gratuita, sem a necessidade de acesso à internet. O ouvinte poderá escutar a programação das emissoras sem precisar fazer download. Além de poupar bateria, economiza também o pacote de dados de internet”, explica o diretor da ABERT, ao comemorar o projeto apresentado pelo deputado Sandro Alex (PSD-PR), que obriga que os fabricantes dos equipamentos incluam o chip FM em todos os celulares.
A TV digital, a produção de conteúdo no ambiente econômico atual e o avanço das TVs em diversas plataformas, também foram debatidos no encontro.

Fonte: Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT