MinCom apresenta respostas às Rádios Comunitárias e estabelece parceria com a Abraço Brasil

0
265
views

 

O Ministério das Comunicações parece estar empenhado em trabalhar junto às rádios comunitárias por melhorias no setor. Na tarde desta segunda-feira (4), o ministro das comunicações, André Figueiredo esteve reunido com o coordenador executivo da Abraço Brasil, Valdeci Borges; a coordenadora de Gênero e Etnia Fátima Guedes,o diretor geral da Agência Abraço José Sóter e a coordenadora do serviço de Radiodifusão Comunitária do MiniCom, Eliane Almeida. O encontro foi uma devolutiva das pautas reivindicadas pelo movimento em janeiro deste ano.

André Figueiredo reafirmou dois PNO’s (Plano Nacional de Outorga) a serem realizados este ano. De acordo com o ministro, o primeiro plano irá contemplar a comunidade quilombola e o seguinte irá abranger todos os municípios do Brasil. Outra novidade é a parceria da Abraço Brasil com o MiniCom em relação à capacitação de radialistas e orientação para a comunidade sobre como participar dos processos em questões técnicas e de conteúdo. O primeiro curso de capacitação sobre questões técnicas e de conteúdo para Rádios Comunitárias já acontece nos dias 11 e 12 de abril com a participação da Abraço Brasil.

3645c894-98ee-4040-abe2-63b570740049

O coordenador executivo da Abraço Brasil, Valdeci Borges considerou importante a atenção que a atual gestão do MiniCom está tendo com as Rádios Comunitárias. “Senti que estamos avançando em relação ao que buscamos ha bastante tempo. É a primeira vez que o Ministério das Comunicações nos chama para uma devolutiva do que foi reivindicado”, afirmou Borges.

A coordenadora de Gênero e Etnia da Abraço Brasil Fátima Guedes, que atua há 13 anos na Rádio Mulher em Uberaba (MG) ressaltou a intimidade do ministro com os temas propostos pelo setor de radiodifusão comunitária. “O ministro foi claro, sem formalismo e com força de vontade para a apoiar a entidade a nível nacional. Demonstrou total interesse para que se tenha rádios comunitárias em todos os municípios do Brasil, ressaltando ainda o apoio da SeCom”, lembrou Fátima.

Bruno Caetano
Da Redação

Fonte: Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – Abraço