Moradores de Rio Verde (GO) recebem conversores digitais

0
344
views

Objetivo é garantir aos beneficiários de programas sociais o acesso ao sinal mesmo nas TVs antigas

Brasília, 9/10/2015 – Moradores de Rio Verde (GO) beneficiários do Bolsa Família começaram a receber gratuitamente o kit de conversor digital e antena que vai permitir o acesso ao sinal de TV digital mesmo nos televisores mais antigos. A cidade vai sediar o teste-piloto do desligamento do sinal analógico, que deve acontecer em novembro.

Vão ser distribuídos cerca de 7 mil kits. A EAD, entidade constituída para a transição do desligamento analógico, montou três centros de distribuição na cidade. O maior deles deve ficar aberto até o dia 20 de outubro. Os outros promovem a entrega dos kits até 3 semanas depois do switch-off.

Leia mais

>>> André Figueiredo assume cargo de ministro das Comunicações
>>> MiniCom já recebeu mais de mil manifestações de RTVs

Os beneficiários dos programas sociais podem comparecer aos pontos de distribuição ou agendar a retirada do kit pelo telefone 147. Ao receberem os equipamentos, os moradores também passam por um curso rápido sobre como devem ser instalados o conversor digital e a antena.

O gestor do Projeto de Implantação da Televisão Digital, William Zambelli, afirma que a principal vantagem de adquirir o conversor é garantir o funcionamento da televisão mesmo depois do desligamento analógico.

"Se a pessoa não pegar o kit, no dia do desligamento ela fica sem televisão. Além disso, o sinal digital tem melhor qualidade de sinal, de imagem. Ao adquirir o conversor, o usuário pode comparar a qualidade dos sinais antes do desligamento", afirma.

O desligamento em Rio Verde está previsto para o dia 29 de novembro. A condição para que o sinal analógico seja terminado é a aferição, por meio de pesquisa, de que 93% da população da cidade já tenha acesso ao sinal digital. O objetivo é garantir que os moradores mantenham o acesso ao sinal de TV mesmo com a mudança de sinal.

Fonte: Ministério das Comunicações