Nokia usa potencial do rádio em solução de cloud

0
288

Apenas 20% da capacidade total de uma típica rede de acesso por rádio são usadas frequentemente. Na prática, isso signfica que  80% desse potencial ficam ociosos na maior parte do tempo, a espera da demanda da hora de pico. Atenta a esse cenário, a Nokia Networks acaba de lançar uma arquitetura de cloud capaz de ganhar mais flexibilidade, escalabilidade e eficiência por estar baseada em uma  rede de acesso por rádio.

A Nokia Radio Cloud, que começa a ser comercializado a partir do início de 2016, está baseada em um ecossistema aberto para maximizar o uso de software de código aberto. A solução proporciona uma melhor escalabilidade e flexibilidade para lidar com a crescente demanda de tráfego, bem como a automação para otimizar o uso dos recursos da rede.

A proposta é alocar de forma inteligente cobertura e capacidade. De acordo com a Nokia, a ideia é racionalizar a capacidade das horas de pico para alocá-la quando for necessário, reduzindo a necessidade de dimensionar a rede para horas de pico.

Com a proposta de expandir seu portfólio de telecom em nuvem, a Nokia lança também Nokia Cloud Security Director e anuncia a disponibilidade comercial do Nokia Cloud Evolved Packet Core (EPC) e do Nokia Cloud Network Director.

A proposta é que os operadores possam gerenciar todo o ciclo de vida dos serviços de segurança virtualizados com o Nokia Cloud Security Director. Ele possui recursos “multi-vendor”, um administrador de segurança do operador para implantar automaticamente políticas e funcionalidades em redes de nuvem e híbridos. O objetivo é economizar custos operacionais e horas de trabalho.

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/