Panorama: Nativa FM avança em São Paulo e Alpha FM diminuí distância para líder. Band FM segue na dianteira

0
34
views

São Paulo – Gazeta FM e Metropolitana FM ganham posições no top 10. 89 FM A Rádio Rock segue no top 3 em filtros gerais

São Paulo acompanhou nesta segunda-feira (9) mais uma atualização geral dos números da audiência de rádio, esta que é medida pelo Kantar Ibope Media. Segundo o cruzamento de dados da pesquisa, foi constatada uma oscilação negativa no universo de ouvintes na comparação com a atualização anterior, mas ainda é um volume superior aos resultados que antecedem a medição divulgada em agosto. E segue uma grande aproximação entre as rádios medidas nos filtros gerais. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/trimestre junho a agosto de 2019):

Movimentação no top 5

A Band FM 96.1 (popular/hits) continua isolada na liderança geral nos principais períodos da medição, mas a pesquisa atual mostra uma maior aproximação da atual vice-líder geral, a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo). A segunda colocada no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos importantes da medição, manteve sua trajetória de alta e já aparece mais próxima da Band FM do que das demais FMs que aparecem na sequência do ranking.

Também é destaque o forte avanço visto na média da Nativa FM 95.3 (popular), emissora que já vinha ampliando os seus números em medições passadas. Na atual, a Nativa FM pulou para a terceira colocação em períodos comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) e para a quarta colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock) sustenta a terceira colocação geral, seguida pela Nativa FM nesse período. Já em períodos comerciais, a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/pop-jornalismo) é quem está em quarto, aparecendo na sequência da Nativa FM. E no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a 100.9 FM fecha o top 5. 89 FM, Nativa FM e Jovem Pan FM registraram volumes próximos no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Sequência definida nos detalhes

Não distantes do top 5, as rádios Gazeta FM 88.1 (popular/hits), Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) e Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) aparecem na sequência. Destaque na atual medição para a Gazeta FM, emissora que voltou a reagir de forma positiva no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e reassumiu a sexta colocação geral. Essas três FMs estão mais próximas do top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) do que das demais FMs que aparecem na sequência.

Também é grande a concorrência entre o top 10 e o top 5. A Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) variou novamente de forma positiva no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais e, com isso, avançou para a nona colocação geral (também em períodos comerciais). A emissora é seguida de muito perto pela 105 FM 105.1 (popular/esportes) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e pela NovaBrasil FM 89.7 (adulto/nacional) no 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).

BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), também próximas do top 10. As duas emissoras jornalísticas viram altas em seus índices de audiência na comparação com o resultado anterior.

Rádio Mix FM 106.3 (jovem/hits) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) aparecem bem próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo que a 106.3 FM teve avanço nos filtros comerciais. Kiss FM 92.5 (adulto/rock) também está próximo, rádio que passa a registrar uma estabilidade após a troca de seu canal (mudou de 102.1 FM para 92.5 FM no primeiro trimestre de 2019, algo que impacta na medição).

Mais avanços

O mercado de São Paulo também viu variações positivas nos índices de rádios como Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes), Top FM 104.1 (popular/sertanejo), Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes), Estilo FM 102.1 (jovem/adulto-pop), Eldorado FM 107.3 (adulto) e Rádio Trânsito FM 92.1 (adulto/jornalismo). No caso da Estilo FM, que está em novo canal e com uma nova linha de programação, o índice registrado hoje no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é o maior a ser obtido pelo projeto.

Veja também:
> Panorama: Com mercado em alta, Alpha FM dispara em São Paulo. Band FM segue líder geral

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM – Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Autor: Daniel Starck

Fonte: TudoRadio.com