Panorama: Rádio Melodia mantém a dianteira e é seguida pela JB FM. FM O Dia avança no Rio de Janeiro

0
30
views

Rio de Janeiro – 93 FM e Rádio Mix FM mantém tendência de alta em seus números. Rádio Cidade ganha posição no geral

O Rio de Janeiro acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, esta que é medida pelo Kantar Ibope Media. Assim como na pesquisa anterior, o meio FM carioca viu uma oscilação negativa na média de ouvintes por minuto. Porém, os maiores volumes de audiência do país seguem no Rio, com quatro rádios acima dos 200 mil ouvintes por minuto em períodos gerais. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/trimestre junho a agosto de 2019):

Mais próximas

A movimentação atual do FM carioca posicionou um pouco mais próximas as duas primeiras colocadas nos principais períodos da medição. A Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) segue sozinha na dianteira do ranking de audiência e tem a JB FM 99.9 (líder no adulto-contemporâneo) como sua principal concorrente no posto. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a disputa pela liderança geral segue concentrada entre essas duas FMs.

Também é grande a concorrência pelo terceiro lugar geral. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) apresentou uma forte alta em seus números (a maior em valores absolutas entre as FMs medidas) e aparece no top 3 nesse período Já a Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) leva vantagem de segunda à sexta-feira e também no geral com a adição da audiência presente em 1280 AM. Detalhe: no filtro de segunda à sexta, a Tupi está próxima das duas primeiras colocadas.

E a regra segue no Rio: as quatro primeiras colocadas possuem os maiores volumes de audiência do FM brasileiro, com todas cravando marcas superiores a 200 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Outro detalhe é que houve avanço na média do FM no período comercial (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta), isso na comparação com a pesquisa anterior.

A 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) ainda está distante das quatro primeiras colocadas, mas segue uma trajetória de alta consistente no Rio de Janeiro. A emissora ampliou novamente a sua média de audiência e está sozinha em quinto geral nos principais períodos da medição.

Mais destaques

A Rádio Mix FM 102.1 também mantém uma trajetória positiva no Rio de Janeiro, mesmo com a oscilação do universo de ouvintes no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio, de formato jovem/pop, variou positivamente e está ainda mais isolada na sexta colocação geral, além da liderança em seu formato.

Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits) está em sétimo geral. Mesmo com a mudança em seu formato, algo recente, a rádio consegue se manter mais próxima da sexta colocada do que das demais FMs que aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Estável, a Rádio Cidade FM 102.9 ganhou uma posição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que é uma das novidades do FM carioca, aparecendo agora em oitavo geral. A BandNews FM 90.3 (jornalismo/esportes) está em nono nesse filtro e em oitavo em períodos comerciais.

Uma rádio, de formato religioso/católico, avança para o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos da medição, porém ela não é indicada como assinante da medição, não tendo seu nome divulgado nos cruzamentos dos dados do mercado.

O mercado carioca também viu oscilações positivas nos índices de rádios como CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes), Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-esportes), NovaBrasil FM 89.5 (adulto/nacional), entre outras. Isso no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: Rádio Melodia mantém a dianteira da audiência no Rio de Janeiro. JB FM aparece isolada na vice-liderança

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo), entre outros dados.

Cerca de 29 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência.

Sinais em FM – Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Rio de Janeiro: clique aqui.

Autor: Carlos Massaro

Fonte: TudoRadio.com