Pesquisa divulga perfil dos ouvintes de rádio no Brasil

0
343
views

Após divulgar pesquisa apontando que 89% dos brasileiros são ouvintes assíduos de rádio, o Ibope Media traçou um perfil dessa população. O levantamento realizado em 13 regiões metropolitanas mostra que dos 53 milhões de brasileiros ouvintes, a maioria está na faixa etária entre 30 e 39 anos (28%).

Vitória (ES) é a capital de maior consumo diário por ouvinte: 4 horas e 39 minutos. Em seguida vem Goiânia (GO), com 4h38; Recife (PE), com 4h36 e Fortaleza (CE), com 4h27. Já os menores tempos de consumo de rádio foram registrados em Campinas (SP) e Brasília (DF). Nessas cidades, o consumo diário é de 2h58 e 2h56, respectivamente. Enquanto isso, São Paulo mantém um tempo médio de 3 horas e 50 minutos.

Um dado interessante na pesquisa está ligado à oferta de programas das radiodifusoras, ou seja, o que os ouvintes mais buscam na hora de escolher a sua estação preferida. As notícias ou a prestação de serviços estão em primeiro lugar, com 65% dos votos. Em seguida estão os programas de música sem intervalos (47%), programas religiosos (19%), esportes, variedades e humorísticos (18%), entrevistas e opiniões (11%) e por último, participação de ouvintes e promoções (7%).

Mesmo com o avanço tecnológico, o destaque vem para a forma como o ouvinte consome rádio: 65% ainda acompanham a partir de aparelhos comuns, como receptores portáteis, rádio relógio e outros. 24% ouvem em rádios para automóveis e 16% em telefones com recepção de sinal FM.

Outro dado importante é o alcance médio do rádio. Fortaleza e Belo Horizonte atingem 94% da população, seguidos de Vitória e Porto Alegre (93%), Curitiba, Campinas, Recife e Florianópolis (89%), São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador (88%), e por fim Goiânia (85%).

Fonte: http://www.abert.org.br/