Porto Alegre vai sediar o 2º Simpósio Nacional de Rádio da ESPM-Sul

0
353
views

Evento acontece na ESPM-Sul e terá como tema os desafios do radiojornalismo e será realizado entre os dias 4 e 5 de novembro 

Estão abertas, até 30 de outubro, as inscrições para o 2° Simpósio Nacional de Rádio que ocorrerá nos dias 4 e 5 de novembro, no Auditório A da ESPM-Sul. Pesquisadores, professores e profissionais de todo o País, que estudam e atuam neste meio de comunicação participarão de palestras, workshops e atividades diversas em torno do tema:  “Desafios do Rádio: formação e novas demandas”. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento: www.snr2014.espm.br.
 
O simpósio é organizado pelo curso de jornalismo da ESPM-Sul e pelo NEJOR (Núcleo de Estudos em Jornalismo) e faz parte da programação anual do GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. A conferência de abertura será feita pela professora Sylvia Moretzsohn, da Universidade Federal Fluminense (UFF).O evento também apresentará quatro mesas temáticas: A década de ouro do esporte no Brasil; O rádio que dá certo: o case Agência Radioweb; O novo profissional de rádio: desafios da formação; Reflexões sobre o mercado gaúcho.
 
Para a diretora do curso de jornalismo da ESPM-Sul e coordenadora do evento, Janine Lucht, o simpósio é uma valiosa oportunidade de agregar conhecimento, trocar experiências e promover o debate sobre os desafios da formação do profissional de rádio e as perspectivas do mercado. No encerramento, será apresentada a peça teatral “Nas ondas do rádio”. O espetáculo mostra a beleza e o glamour da Rádio Nacional, emissora que foi líder de audiência no Brasil durante a década de 1950.
 
Na ocasião, também será lançado o livro “Desafios do Jornalismo – novas demandas e formação profissional” pela editora Appris, que reúne temas e reflexões de ponta acerca das possibilidades, mudanças, tendências e futuro da profissão e contempla das unidades de São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. 
 
A obra apresenta uma seleção de artigos de integrantes da primeira equipe de professores da graduação em jornalismo da ESPM, iniciada em 2011 e 2012, nas unidades de São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. O material foi organizado pelos professores Carlos Alberto Messeder Pereira, Francisco de Assis e Maria Elisabete Antonioli, de São Paulo, e conta com a participação de 23 docentes da instituição, sendo nove deles da unidade gaúcha. Além do lançamento da publicação, haverá uma atividade de entrega do Acervo do jornalista Mendes Ribeiro que passará a integrar as instalações da instituição e ficará à disposição dos alunos e público em geral.
Fonte: http://www.radiofandango.com.br/