Rádio e esportes é o tema do Dia Mundial do Rádio em 2018

Estações de rádios, organizações de apoio e atletas de todo o País estão convidados a participar das celebrações do Dia Mundial do Rádio.

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O ano de 2018 será marcado por grandes eventos esportivos que têm a capacidade de unir corações e mentes de pessoas de todo o mundo. Levando isso em consideração, o tema para o Dia Mundial do Rádio 2018 é “Rádio e Esportes”. No Brasil, para celebrar a data, comemorada anualmente no dia 13/02, rádios, atletas, a Representação da UNESCO no Brasil e o Ministério dos Esportes se uniram na missão de mostrar a beleza dos esportes em toda a sua diversidade por meio da radiodifusão.

Entrevistas para rádios, vídeos para as redes sociais, um hotsite e divulgação intensa da data para a imprensa e nas redes sociais fazem parte das celebrações. O recordista mundial paralímpico de natação, Daniel Dias, juntamente com a jogadora de vôlei e Campeã pelo Esporte da UNESCO, Jackie Silva, foram convidados para participar das celebrações no Brasil. Eles gravaram vídeos que estão sendo compartilhados nas redes sociais.

O rádio é o meio de comunicação social com a maior audiência do mundo. Segundo a Representante a.i. da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, o rádio é também uma poderosa ferramenta para transmitir o entusiasmo dos eventos esportivos, e com isso reforçar seus valores: “O rádio pode ajudar a combater o racismo e a xenofobia que são, infelizmente, expressos dentro e fora do campo. Ele também nos oferece a oportunidade de estimular a diversidade como uma força de diálogo e tolerância”, afirma a Representante.

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, defende o “esporte como fator de desenvolvimento humano”, e reforça o trabalho que o Brasil tem feito no esporte paralímpico, que é uma importante vertente de inclusão social. Daniel Dias, em vídeo gravado para data, também ressalta este ponto dizendo: “as celebrações deste ano buscam falar dos esportes que não são tão populares na mídia, como por exemplo, o esporte paralímpico”. A cobertura de esportes tradicionais e de esportes que recebem menos atenção na mídia é um dos subtemas para a data.

Outro destaque das celebrações deste ano chama atenção para a sub-representação das mulheres na mídia esportiva. Atualmente, as mulheres representam somente 7% dos atletas que são vistos, ouvidos ou lidos na mídia. É para mudar essa realidade que “precisamos celebrar histórias inspiradoras que desafiam estereótipos de gênero”, como defende Jackie Silva.

Todas as estações de rádio e demais interessados no tema deste ano estão convidados a acessar o hotsite oficial do Dia Mundial do Rádio, disponível nas seis línguas oficiais da ONU (espanhol,inglêsfrancêsáraberusso e chinês), e registrar seus eventos, sejam entrevistas curtas, celebrações, programas de rádio – qualquer coisa que celebre o dia, formando um calendário internacional que é disponibilizado em um mapa interativo. O site  também reúne artigos e entrevistas sobre os subtemas igualdade de gênero, diversidade e paz e desenvolvimento nos esportes, materiais multimídia e tópicos de discussão.

Há muitas maneiras de participar: cobrir uma diversidade de esportes e eventos relacionados aos subtemas do Dia Mundial do Rádio, trabalhar com associações esportivas locais para organizar um evento especial, criar conteúdo específico para o Dia Mundial do Rádio: entrevistas, vídeos, imagens, jingles e histórias, participar das conversas nas mídias sociais, seguir a hashtag #DiaMundialdoRádio, divulgar notícias sobre o dia e envolver seus influenciadores para que apoiem o Dia Mundial do Rádio.

 

Histórico

O Dia Mundial do Rádio é uma oportunidade anual de celebrar o rádio e a maneira como ele contribui com o debate democrático por meio de informação, entretenimento e interação com o público. A data foi proclamada pela Assembleia Geral da ONU em 2011. Desde então, é celebrado o Dia Mundial do Rádio no dia 13/02, em homenagem à inauguração da Rádio das Nações Unidas, que aconteceu nesta data do ano de 1946.

Anterior à apresentação e à aprovação da proposta diante da Assembleia Geral das Nações Unidas em 2013, a UNESCO fez uma pesquisa e recebeu 91% de aprovação para a criação do Dia Mundial. O levantamento foi amplo e incluiu todas partes interessadas – rádios públicas, privadas, comunitárias e internacionais; associações de radiodifusão; agências da ONU; ONGs com temáticas relacionadas; instituições de ensino; e também as Delegações Permanentes e Comissões Nacionais da UNESCO. Também foram sugeridas ideias para as celebrações da data: uso extensivo de mídias sociais, temas anuais, um website dedicado à data, programas de rádio especiais, trocas entre diferentes rádios, um festival envolvendo parceiros-chave, etc.

Ano após ano, o Dia Mundial do Rádio tem crescido em reconhecimento e sucesso: as transmissões por meio de estações de rádio somam um potencial de audiência de até 800 milhões de pessoas; são mais de 140 mil visitas por ano ao website; a data tem sido assunto mundial do momento no Twitter pelos últimos quatro anos; e em 2017 contabilizou-se um total de 585 eventos em 110 países.