Rádio paranaense aproveita oportunidades no universo digital

0
68
views

Há pelo menos quatro anos, a Rádio Vizinhança, de Dois Vizinhos (PR), percebeu que as plataformas digitais eram uma oportunidade de crescer. De lá para cá, contrataram streaming, desenvolveram aplicativo e já contam com mais de 10 mil curtidas na página da emissora no Facebook.

Há cinco meses, a rádio usa o streaming oferecido gratuitamente pela ABERT. Com a opção de monetizar o novo link de transmissão, a rádio percebeu que as ferramentas digitais podem ser não apenas uma forma de se aproximar do ouvinte, mas também uma oportunidade de faturar mais.

“Antes tínhamos o streaming, mas era simplesmente a transmissão na internet. Sabemos que o streaming do Convênio ABERT-CICLANO oferece muitos outros atrativos, como vídeo e propaganda. Então agora estamos trabalhando para começar a utilizar essas ferramentas”, afirma Roberto Kemper, auxiliar de tecnologia e responsável pelo estúdio de gravação e produção da Rádio Vizinhança.

A emissora também já percebeu que pode aproveitar outras oportunidades, pela internet, que ajudam a aumentar o faturamento.

“Estávamos utilizando as plataformas digitais para fazer promoções para nossos ouvintes. Agora estamos começando a planejar e explorar as possibilidades de monetização, pois já percebemos que existe um mercado em potencial”, destaca Kemper.

Ele conta que a qualidade de áudio com o novo streaming melhorou consideravelmente.

“O streaming está perfeito. Não temos mais quedas na transmissão, então o serviço está bem melhor. Acho que a qualidade do streaming ajuda a atrair novos ouvintes. Quando a pessoa busca uma rádio, se a qualidade for 100%, ela vai continuar escutando a programação”, disse.

A emissora já conta com ouvintes em outros estados e países, como China e Estados Unidos, que sempre interagem pelas redes sociais e aplicativo.

“Temos um público grande pela internet. Aqui na rádio, todo mundo tem que interagir pelo ambiente digital e dar o atendimento que o ouvinte busca e merece. Acompanhamos sempre o pessoal de fora pedindo um abraço para a família, o que deixa a programação ainda mais legal”, ressalta Kemper.

Streaming Gratuito

O streaming usado atualmente pela Rádio Vizinhança está disponível para todos os associados da ABERT. As emissoras até 15k ou AM têm direito a um streaming gratuito por seis meses, 100 mil ouvintes simultâneos, 128 Kbps de qualidade, espaço para adicionar spot publicitário e painel exclusivo com dados da audiência. Há ainda um sistema que permite a transmissão de vídeo (câmera no estúdio) disponível gratuitamente.

Após o prazo de gratuidade, a rádio pagará apenas R$ 27,93 por mês à CICLANO durante todo o período do convênio com a ABERT, nos próximos três anos.

“O valor, mesmo após os seis meses, é muito mais atrativo. Vamos continuar, com certeza”, afirma Kemper.

Para solicitar a participação da sua rádio, basta entrar em contato pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., telefone (11) 3090.6099 ou pelo site http://abert.ciclano.io.

MobiAbert

A Rádio Vizinhança é uma das 2,5 mil rádios que participam do integrador MobiAbert. O app funciona como uma rede social para ouvintes e rádios, é gratuito e reúne emissoras de todo o Brasil.

Os radiodifusores possuem um login exclusivo da página da sua rádio, que dá acesso a diversas informações e possibilidade de customização do espaço da rádio no app. Por meio desse login, também é possível responder e aprovar as mensagens enviadas pelos ouvintes (para saber mais, acesse o e-book aqui).

“Estamos conhecendo o MobiAbert agora, já temos o nosso login e senha e podemos acompanhar os acessos e as mensagens na plataforma. Pelo pouco que conhecemos, vimos que é 100% funcional, queremos estudar mais e implementar no dia a dia da emissora”, ressalta Kemper.

Também é possível escutar e interagir com todas as rádios presentes no app MobiAbert pelo portal MobiAbert Play (www.mobiabertplay.com.br), que reúne todas as emissoras e funcionalidades presentes no aplicativo integrador.

Para participar ou pedir seu login gratuito, envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligue 0800 940 2104.

Fonte: Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT