UIT aprova padrões para radiodifusão com som de ultra definição

0
536
views

ovo tipo de arquivo para áudio digital tem formato aberto e carrega, além do áudio, metadados.

A União Internacional de Telecomunicações aprovou padrões abertos para a radiodifusão com som de alta definição. O novo formato incorpora tecnologias já usadas, como as extensões RIFF e WAV, permitindo que os arquivos sejam enviados já com seus metadados e combinados, ou não, a uma cena visual, por exemplo.

Batizado de BW64, o padrão usa sistema de 64 bits para criar o arquivo, permitindo que tenha mais que 4 gigabytes de tamanho, suporte a multicanais de áudio e aplicação de informações como origem, destino, autoria e propriedade – metadata inserida por meio de arquivo XML. O padrão é compatível com sistemas antigos, que reconhecem apenas arquivos de som de 32 bits.

O novo formato de arquivo poderá ser usado por emissoras de rádio e TV. Estas últimas, em especial, poderão adotar o padrão para aperfeiçoar o som das transmissões em 4K (UHTV). Segundo a UIT, a qualidade sonora finalmente se equipararia à “vida real”. O formato permite, ainda, programação sonora multicanal para que os usuários selecionem o nível de imersão ou definam diferentes níveis para diálogos em línguas diferentes, por exemplo.

Fonte: http://informabr.com/