USP cria portal de informação sobre COVID-19

0
58
views

Desde que a pandemia causada pelo novo coronavírus ganhou a atenção mundial, a COVID-19 virou um dos temas prioritários para a disseminação de notícias falsas. Para evitar a desinformação sobre a doença, a Universidade de São Paulo (USP) criou uma plataforma de checagem de informações.

Batizado de COVID Verificado, o portal, lançado em 7 de maio, já contabiliza cerca de 26 mil visitas semanais. O conteúdo publicado gira em torno de medidas de proteção, estudos em andamento e informações sobre exames diagnósticos. Em outro campo, pesquisas em andamento sobre o novo coronavírus são analisadas e traduzidas para o público leigo.

No site, há um campo de perguntas aberto à comunidade. As questões são respondidas pelos nove cientistas responsáveis pela página, após pesquisa em estudos científicos e canais oficiais de comunicação.

 

Campanha da ABERT lembra que desinformação mata

 Em 20 de março, a ABERT lançou uma campanha que lembra a importância do jornalismo profissional e alerta para os riscos de disseminação de falsas informações, sob pena de colocar vidas em risco durante a pandemia global de COVID-19. Com o lema “Desinformação Mata”, a iniciativa é composta por vídeo para TV e redes sociais, além de spot para rádio, e está disponível para compartilhamento gratuito

 

Para acessar o portal COVID Verificado, cllique AQUI

 

Para acessar a campanha da ABERT, clique AQUI

 

Fonte: ABERT