Cresce a venda de smartphones com chip de FM ativado nos EUA

Cresce a venda de smartphones com chip de FM ativado nos EUA

14 de novembro de 2016 0 Por Equipe TudopraRádios

O Pilot, programa da NAB de fomento à inovação, divulgou os dados do segundo trimestre da sua pesquisa periódica sobre a ativação de chips de FM em smartphones nos Estados Unidos.

A pesquisa monitora os smartphones mais vendidos nos EUA e avalia se os modelos possuem chip para recepção de FM ou não. A cada trimestre, são checados de 20 a 25 modelos de smartphones que representam cerca de 70% das vendas nos EUA.

Os dados deste segundo levantamento do ano mostraram que 46% dos aparelhos vendidos tinham o chip ativado (contra 34% no trimestre anterior). Outra constatação importante foi que a venda de iPhones caiu neste trimestre. Isto é importante porque a Apple tem se recusado a ativar o chip de FM apesar dos insistentes pedidos dos radiodifusores americanos.

A venda de aparelhos com chip desativado, de um trimestre para o outro, caiu de 62% para 49% (38% dos iPhones de 11% dos demais).

Rádio X Streaming de música

Recentemente o tudoradio.com repercutiu um levantamento divulgado no Brasil pela ZYD Digital que mostra que o crescimento do Rádio é superior ao avanço dos serviços de streaming de música, isso em território norte-americano. Segundo o resultado de agosto (2016), a audiência do rádio online das 6h às 20 horas, de segunda à sexta, cresceu 16,8% contra 13,7% dos serviços de música. Na janela das 6h às 24 horas, de segunda a domingo, a distância é ainda maior com 23,4% para o rádio e 15,2% para os serviços de música.

O offline também avança nos Estados Unidos: segundo levantamento da mesma Triton Digital (abril de 2016), o rádio AM/FM apresenta um crescimento mais rápido do que o avanço apontado pelos serviços de streaming (música e rádio online). Na pesquisa, o meio rádio despontou 31% de avanço na comparação entre abril de 2015 e 2016, enquanto os serviços de streaming avançaram 12.3%.

Fontes: ZYDigital e Tudo Rádio

 

O post Cresce a venda de smartphones com chip de FM ativado nos EUA apareceu primeiro em Portal Aerp.