Emissora da Rede Aparecida comemora resultados de transmissões online durante o período eleitoral 2020

Emissora da Rede Aparecida comemora resultados de transmissões online durante o período eleitoral 2020

30 de novembro de 2020 0 Por Equipe TudopraRádios

Ao término do processo eleitoral deste ano, considerando que no próximo domingo (29/11) ainda haverá o segundo turno em 57 cidades brasileiras – como em Taubaté (SP), no Vale do Paraíba – a Rede Aparecida de Comunicação comemora os resultados de uma iniciativa inédita.
Neste ano de campanhas eleitorais municipais, a equipe de Jornalismo realizou debates políticos com os candidatos a prefeito de quatro municípios do Vale do Paraíba: Aparecida, Potim, Roseira e Guaratinguetá, entre os meses de outubro e novembro. A novidade é que, além da transmissão pela A Rádio POP (FM 90,9), os debates foram acompanhados também de forma virtual por um número expressivo de internautas, através das redes sociais – YouTube e Facebook da emissora.

De acordo com o levantamento do Portal A12, foram contabilizados mais de 30 mil interações com os vídeos dos debates no Facebook. No Youtube, os números também alcançaram uma margem semelhante: foram mais de 33 mil visualizações somando-se à transmissão online da “Marcha das Apurações” no dia 15/11. Além desses recursos, no dia da eleição a equipe fez entradas ao “vivo” tanto no rádio como  também por meio de uma plataforma de reuniões e videoconferências online.


Ao todo aconteceram cinco transmissões de debates, ao vivo, pelo Facebook e Youtube; os candidatos de Aparecida estiveram presentes em dois deles: um no começo e o outro no fim da rodada. Além de toda a preparação técnica para as exibições online dos debates políticos, bem como a transmissão pelo rádio, a equipe de Jornalismo se empenhou para proporcionar aos eleitores – internautas e ouvintes – um momento de cidadania para auxiliá-los na escolha dos candidatos.

Para o diretor da A Rádio POP, padre Inácio Medeiros, a iniciativa para a exibição online, realizada neste ano, amplia os canais de aproximação com o público: “Diferentemente das eleições anteriores, a Rádio se beneficia da tecnologia da comunicação agregando novas plataformas como as Redes Sociais. Com isso, a mensagem pode chegar a públicos novos, diferenciados, que podem não apenas ouvir, mas ver seus candidatos, mesmo no tempo posterior aos debates eleitorais. Esse foi um ganho significativo”.
 O diretor defende a versatilidade do rádio atualmente ao realizar transmissões ao vivo nas redes sociais, e ser acessado em sites e aplicativos: “O rádio, mais do que qualquer outro veículo, tem essa capacidade de agregar conteúdo e ser multiplataforma, como agora o faz ao usar as redes sociais. É um ganho importante que vem demonstrar ainda mais que o rádio não é uma mídia ultrapassada, mas que tem valores e eficácia que nenhuma outra plataforma de comunicação possui”.Juan Ribeiro/Divulgação


Diariamente, A Rádio POP já investe em transmissões online de alguns de seus programas, nas áreas jornalística e de entretenimento musical; são eles: “Rodeio da Padroeira” às 6h, “Bom dia POP Show”, às 9h, e “Jornal Regional”, às 11h.