Programa BRockado: dois anos que mudaram para sempre o Rock-DF

Programa BRockado: dois anos que mudaram para sempre o Rock-DF

2 de junho de 2017 0 Por Equipe TudopraRádios

Que o Rock de Brasília é Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade, muita gente já sabe. Mas o que nem todo roqueiro brasiliense sabe é que a Lei de N° 5.615 de 26 de fevereiro de 2016 se originou em um programa da Rádio Esplanada FM, dedicado ao rock-local: O Programa BRockado. Surgido em 2015 com produção e apresentação do jornalista e músico Bruno Caetano e veiculado pelo site radiosplanadafm.org e também em 98.1 FM na Asa Sul, o programa lançou naquele mesmo ano a campanha “Toca Meu Rock no Rádio”, com um festival que reuniu bandas independentes da cidade. O evento marcou a estreia de uma iniciativa popular com o objetivo de fazer com que as rádios públicas e comerciais de Brasília dediquem 20% de sua programação ao rock independente local.

As argumentações da proposta variavam entre não contemplação das emissoras para o público roqueiro e a contribuição histórica que o Distrito Federal fez para o Rock Nacional ao longo dos anos. As coletas de assinaturas circularam por vários festivais da cidade, mas a adesão não alcançou o número esperado, até que o deputado Ricardo Vale recebeu a proposta e levou para Câmara Legislativa. A bancada, porém, não gostou nada da ideia, e foi então que a turma do “Toca Meu Rock no Rádio” (que contava com várias bandas e coletivos) resolveram lançar a campanha do Rock de Brasília como Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade, que foi aceita de forma tranquila pelos deputados. Assim, aprovada esta lei, seria mais fácil apresentar novamente a primeira proposta, já que tendo o Rock como patrimônio da cidade, haveria um forte argumento a mais para a campanha “Toca Meu Rock No Rádio”.

Mas o Projeto de Lei 993/2016, que obriga as rádios do Distrito Federal a dedicarem 20% de sua programação ao rock-local (com exceção das de caráter religioso e noticioso) ainda não vingou, mas o sancionamento do Rock como Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade chamou a atenção para algumas tradicionais emissoras, como a Transamérica Brasília e a Cultura FM, que já dedicava parte de sua programação aos artistas locais. Dessa maneira, algumas rádios passaram a veicular mais frequentemente os artistas independentes da cidade e produzirem até festivais. Isso deixou claro que a campanha lançada a dois anos pelo BRockado, apesar de não ter sido transformada em lei, surtiu efeito e chamou a atenção, tornando o Rock local como patrimônio cultural e imaterial da cidade. Mas o programa BRockado quer mais, e não vai deixar esta lei cair no vazio. É preciso união entre os roqueiros de Brasília, para assim, usar a lei em favor de melhorias para as bandas locais, tendo também o apoio de veículos de comunicação, que são importantes para a formação de público. Dando sequencia a continuidade da produção roqueira em Brasília, que segue em momento efervescente.

O programa BRockado, até o final de 2016 era transmitido diariamente das 17h às 19h, mas a partir de 2017 passou a ser veiculado somente às quintas-feiras das 20h às 22h, com a elaboração de novos quadros que valorizam a cultura underground da cidade. A Rádio Esplanada FM apresentava também o BRockado na Quadra, uma versão ao ar livre do programa todas as sextas-feiras, que em breve retornará em novo dia e formato.

Para celebrar os dois anos do programa BRockado e da campanha “Toca Meu Rock no Rádio”, a Rádio Esplanada FM e a Gengivas Inflamadas Produções realizarão no dia 10 de junho no Saloon Red Rock Alternativo (Pista que liga Samambaia a Taguatinga ao lado do Posto BR) das 14h às 22h, o Festival BRockado. O evento contará com Feira de Artesanato Afro, galinhada de graça para o público, stands com materiais de bandas independentes, sorteios de brindes, transmissão via Face Book pela Web Zone Rádio e as atrações musicais com as bandas: Rodolfo Alucinado, Metrópole Locomotiva, Maria Sabina e a Pêia, MoonStone, Dínamo Z, Mariana Camelo e banda, Dog Savanna e Terno Elétrico. A entrada é livre até às 16h, e após, será cobrado R$ 5,00 por pessoa.

Confirme presença no evento através do Face Book: https://www.facebook.com/events/1370284316358649/

O programa BRockado é veiculado todas as quintas-feiras das 20h às 22h pela Rádio Esplanada FM (www.radioesplanadafm.org ou em 98.1 FM Asa Sul), pela Web Zone Rádio (www.webzoneradio.com.br) e pela Rádio Diálogos em Olinda (90.9 FM).

Da Redação Agência Abraço

Fonte: Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – Abraço