UNESCO lança campanha sobre violência online contra jornalistas mulheres

UNESCO lança campanha sobre violência online contra jornalistas mulheres

15 de março de 2021 Off Por Equipe TudopraRádios

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou, no último dia 8 de março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, uma campanha sobre violência online contra mulheres jornalistas.

Uma pesquisa recente da UNESCO-ICFJ mostrou que 73% das jornalistas entrevistadas relataram ter sofrido violência online por fazer seu trabalho de informar. Frequentemente, são alvo de ataques misóginos coordenados. A campanha destacará os principais resultados dessa pesquisa, publicada em dezembro passado.

Essa violência viola o direito das mulheres de falar e o direito da sociedade de saber. “Para enfrentar essa tendência crescente, precisamos encontrar soluções coletivas para proteger as jornalistas mulheres da violência online. Isso inclui respostas fortes de plataformas de mídia social, autoridades nacionais e meios de comunicação”, alerta a entidade.

“Quando uma jornalista é agredida, ela não é a única que sofre. A liberdade de expressão e o acesso à informação para todos também sofrem. As plataformas de mídia social e os governos devem proteger as jornalistas da violência online. Afeta a todos nós”, diz a UNESCO.

Fonte:FENAJ