Associações de Radiodifusão

Existem diversas associações voltadas para a radiodifusão, que buscam através da união das emissoras de rádio procurar formas para manter a constante evolução deste setor, representando as associadas junto ao governo e outras instituições. Confira abaixo a lista destas associações:

ABIRD (Associação Brasileira da Indústria da Radiodifusão) – Associação brasileira da indústria da radiodifusão, foi fundada no dia 30 de abril de 1982, fruto da iniciativa de empresários afetos ao segmento indústria da radiodifusão, que sentiram a necessidade de criar e dar forma jurídica a uma entidade de classe que tivesse como objetivo principal, a defesa dos interesses da pequena e média indústria de radiodifusão em todos os setores da vida nacional.

ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Telivisão) – A associação foi fundada no dia 27 de novembro de 1962, como principal objetivo, a defesa da liberdade de expressão, em todas as suas formas, bem como dos interesses das emissoras de radiodifusão, suas prerrogativas como executoras de serviços de interesse público, assim como seus direitos e garantias.

ABRA (Associação Brasileira de Radiodifusores) – A associação brasileira de radiodifusores é uma entidade sem fins lucrativos, com sede em Brasilia/DF e atuação em todo o território nacional e internacional. Fundada pelas emissoras de TV Band e Rede TV a associação teve inicio oficial no dia 31 de maio de 2005.

Abraço (Associação Brasileira de Radiodifusão comunitária) – Agência Abraço de Comunicação Comunitária é uma instituição criada em 2005 para a produção e distribuição de conteúdos radiofônicos de interesse das comunidades atendidas pelas cerca de 5 mil rádios comunitárias do Brasil. Tendo a associação espalhada por todo o pais, algumas das regiões são: Abraço RS, Abraço SC, Abraço DF, Abraço MA, Abraço RJ, Abraço SP e Abraço PE.

ABRATEL (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) – É uma instituição focada em defender os direitos constitucionais do serviço público de radiodifusão, a liberdade de expressão e a viabilidade operacional das rádios e televisões. A ABRATEL sediada na capital do poder público federal é responsável por dar voz e representação a cada radiodifusor que presta um dos mais importantes serviços à sociedade: o acesso à informação.

ACAERT (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) – Associação catarinense de emissoras de rádio e televisão fundada em 22/11/1980, a entidade trabalha em prol da profissionalização e fortalecimento do segmento das emissoras de rádio e televisão da Santa Catarina. Tem como princípios valorização da programação regional, profissionalização do radiodifusor, fortalecimento dos seus associados, incentivo ao crescimento do mercado, valorização das pequenas emissoras, além da preocupação com as soluções dos problemas comunitários.

ACERT (Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão)  – A associação cearense de emissoras de rádio e televisão atua no estado do Ceará desde o dia 16 de março de 1977. Ao longo de sua história, tem cumprido com os seus objetivos, no sentido de integrar a radiofusão na defesa dos princípios democráticos e da livre iniciativa, da liberdade de informação e programação, entre outros.

AERJ (Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado do Rio de Janeiro)   – Com o intuito de representar e fortalecer a radiodifusão dos estados do Rio de Janeiro e Espirito Santo, foi fundada no dia 19 de fevereiro de 1981. Tendo como meta congregar todas as emissoras de rádio e televisão do estado, para que, unidas , pudessem representar uma força ponderável nas decisões que favorecessem, não só a radiodifusão, como também o bem-estar da população servida por essas emissoras.

AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) – Desde sua fundação, em 1975, vem trabalhando em prol dos radiodifusores promovendo e incentivando a realização de cursos, palestras e congressos que visem o desenvolvimento da radiodifusão, bem como atuando a favor de seus associados, seja representando-os junto às entidades congêneres de âmbito nacional e estadual, seja defendendo, por todos os meios permitidos e ao seu alcance, os interesses da radiodifusão do estado do Paraná.

AESP (Associação das Emissoras Rádio e Televisão do Estado de São Paulo) – Defender os interesses da radiodifusão do estado de São Paulo, incentivar novos mercados, otimizar a eficiência e garantir a credibilidade do setor. Desde sua fundação, a entidade vem desenvolvendo um papel fundamental e de conquistas junto ao poder público com reformas e medidas legislativas e regulamentares para garantir e fortalecer aos interesses da categoria.

AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão) – Foi fundada em 13 de dezembro de 1962 por sessenta e dois empresários gaúchos de radiodifusão. Visão de promover o desenvolvimento diferenciado de seus filiados no contexto da radiodifusão. Tem como missão representar e defender os interesses da radiodifusão gaúcha, prestando-lhe suporte técnico e jurídico institucional, bem como contribuir para o desenvolvimento de seus recursos humanos e para o incremento de sua produtividade.

AMIRT (Associação Mineira de Rádio e Televisão) – A associação mineira de rádio e televisão promove a união e a solidariedade entre suas associadas. Sustenta e defende os direitos, interesses e assuntos ligados ao rádio e a televisão junto aos poderes públicos, observando princípios éticos e jurídicos da legislação vigente. A prática da democracia e a busca da liberdade de expressão são objetivos centrais da entidade.

APR (Associação Portuguesa de Radiodifusão) – A associação portuguesa de radiodifusão teve a sua origem no movimento de legalização das rádios locais, através da necessidade sentida por um conjunto de rádios que iniciaram a suas emissões no final da década de 80 e que há muito reclamam pela legalização da radiodifusão local.

ASSERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão de Paraíba) – Criada desde 1987, a associação de empresas de rádio e televisão de Pernambuco acompanha e incentiva o desenvolvimento do setor, em todo o estado. Trabalhando em conjunto com seus associados , a asserpe oferece uma série de serviços que têm a finalidade de valorizar e engrandecer a radiodifusão da capital ao interior. Além de defender os interesses das emissoras e dos radiodifusores.

Você tem outra sugestão de associação que deveria ser citada nesta página? Compartilhe conosco através dos comentários abaixo ou entre em contato conosco através de nossa página de contatos.